16 de ago. de 2012

PADRES DA NESTLÉ

Os dois frades.







É sempre interessante recriar o que já foi feito. Procurando na NET, encontrei mais umas imagens e a origem dos padres que aparecem na capa das caixas. O quadro original é do Alessandro Sani e a historinha do uso peguei daqui. A história é a seguinte, segundo a Rita Lobo: "Desde o lançamento, o Chocolate em Pó Gardano era conhecido tradicionalmente entre os consumidores como o “chocolate do padre”. A Gardano, fundada em 1921, na cidade de São Paulo, fabricava também o Mentex. Em 1957, a suíça Nestlé comprou a Gardano, mudando o nome da empresa paulistana para Companhia Brasileira de Chocolates - Chocobras. O nome Gardano permaneceu no mercado até 1959, quando foi substituído pela marca Nestlé. Apesar da mudança de nomes, a Nestlé manteve a imagem dos dois frades para ilustrar a embalagem do chocolate em pó. Mais tarde, em 1975, a empresa suíça registrou a marca Dois Frades para o tradicional Chocolate em Pó Nestlé. Em 1991, foi registrada a marca Chocolate dos Padres pela companhia. A imagem dos dois frades reproduz uma das telas do pintor italiano Alessandro Sani, nascido em Florença, na segunda metade do século 19. O quadro, um óleo sobre tela, conhecido como “O prato favorito”, era justamente uma das pinturas prediletas do antigo dono da Chocolates Gardano e serviu de inspiração para a embalagem do chocolate em pó produzido pela empresa. A tela aí de cima, "The tasting", é outro óleo do mesmo pintor e foi vendida em um leilão realizado pela Christie’s de Nova York, por US$ 6.000."

3 comentários:

dulcora disse...

Oi Paio Birolini eu sou a Rita Helena Gardano neta do Paulo Gardano o já falecido ex dono da Gardano.
Realmente meu avô era um apaixonado por artes, desenhos e etc
Quando ele viajava a outros lugares fora do Brasil tinha o costume de recortar e organizar os anúncios impressos e os tipos de fontes utilizados para usar de inspiração.
Ele também criou a embalagem do Alpino utilizada até hj com pequenas alterações.
Quanto ao quadro apesar de ter ouvido falar que alguém possui o original documentado inclusive,o quadro nunca foi vendido e continua em posse da família Gardano que nunca se interessou em contestar algo pois guarda o quadro pela importância sentimental e as lemranças que o mesmo traz do homem genial que foi o meu avô.
Obrigada por passar essa história adiante!!!!
Abraço

Paio Birolini disse...

Oi Rita, os padres fazem parte da vida de pelo menos pessoas da minha faixa etária em diante. Seu avô criou um símbolo. Genial!

Anônimo disse...

Olá, a imagem dos 2 padres remete-me à infância, pois minha vó usava esse produto para fazer doces. Há pouco adquiri o que imagino ser o mostruário do inigualável chocolate em pó. Trata-se de uma chapa de ferro de 23cm x 30cm, onde consta escrito CHOCOLATE GARDANO. Tal placa ainda possui uma saliência que acredito ser para dispor a embalagem, anunciando o produto. Caso queiram imagens, terei o maior prazer em fornecer. prickmello@bol.com.br